29.11.06

Novo livro de José Luís Peixoto "Cemitério de Pianos" apresentado hoje no teatro São Luiz, em Lisboa

Cito o cartaz SIC on-line onde nos fala do mais recente romance do escritor José Luís Peixoto “O romance "Cemitério de Pianos", que o escritor lança, hoje, no Teatro São Luiz, em Lisboa, é um livro sobre a renovação.

"Neste romance, o tema central é a transcendência, na medida em que a morte não surge aqui como fim absoluto, mas para mostrar que - apesar dela - as pessoas continuam a existir naquilo que deixaram de si", explicou o autor.

Para José Luís Peixoto, o cemitério de pianos, que designa "a zona de uma oficina onde se acumulam pianos velhos e sem conserto", é também uma representação dessa continuidade, pois são os instrumentos mortos que "cedem as peças que permitem manter vivos outros pianos".

Os narradores do livro são um pai e um filho que, em tempos diferentes mas por vezes sobrepostos, vão desvendando a história da família "numa linguagem intercalada de sombras e luz, de silêncio e riso, de medo e esperança, de culpa e perdão", lê-se no site do autor.
O livro "Cemitério de Pianos", editado pela Bertrand, será apresentado no Teatro S. Luiz pelo jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho.
O romance será ainda lançado, amanhã, no Teatro Campo Alegre, no Porto, estando a apresentação da obra a cargo de Valter Hugo Mãe, numa sessão acompanhada ao piano por Álvaro Teixeira Lopes.” Post de Nadine Pinto.